Para saber a diferença entre o colesterol bom e o ruim você primeiro tem que saber que o Colesterol é uma substância presente no nosso corpo e que tem várias funções como:
*Formação de hormônios;
*Formação de Vitamina D;
*Formação da membrana das células.
Se ele tem todas essas funções por que níveis aumentados no sangue podem provocar doenças graves?
A questão é que existe um tipo de colesterol que quando em grande quantidade pode se depositar nos vasos sanguíneos levando a sua obstrução, provocando infarto, AVC, isquemia etc. Esse é o chamado Colesterol – LDL, mais conhecido como Colesterol Ruim.
Por outro lado existe um outro tipo de colesterol que é chamado de HDL. Esse é o Colesterol Bom. Ele carrega a “gordura” dos vasos e tecidos para dentro do Fígado e esse se encarrega de dar o destino final para essa gordura, protegendo nosso corpo.
Tem como controlar Colesterol Alto sem usar Medicamento?
O principal medicamento para tratar colesterol alto é a Estatina. Porém muitas pessoas não toleram ou tem efeitos colaterais. O que fazer então? Tem uma forma barata e simples.
Mas o simples não quer dizer fácil! Vai exigir de você foco e disciplina!
São os Exercícios Aeróbicos.
O exercício aeróbico é definido como qualquer forma de atividade física que produz um aumento da frequência cardíaca e do volume respiratório para atender às necessidades de oxigênio do músculo ativado.
Efeitos do Exercício Aeróbico:
*Diminuição dos níveis de Triglicerídeos;
*Aumenta em 11% os níveis de Colesterol Bom (HDL-c).
O exercício aeróbio por si só não altera os níveis de LDL-C (colestrol ruim), mas a perda de peso sim. Há uma redução de 0,8mg/dl no LDL-c para cada quilograma de perda de peso corporal.
Recomendações:
3-5 x / semana com duração de 30-60 minutos.
Isso o mínimo. Quantos mais melhor!
Gostou? Siga nosso perfil no Instagram: @dr_ronilton_attim