Será que o café tem algum efeito sobre o coração e sobre o desempenho na atividade física ? Vamos entender como essa bebida pode ser tanto um vilão como o mocinho, dependendo da quantidade ingerida e do perfil de pessoa que está ingerindo.
A cafeína é a principal substância presente no café, mas também presente em folhas de chá ( como o chá verde, chá branco, chá preto), chocolate, bebidas de cola ex: Coca-Cola), bebidas energizantes (ex: Red Bull).
A cafeína aumenta os níveis de adrenalina e noradrenalina na corrente sanguínea promovendo a liberação de ácidos graxos (gorduras) que serão usados como “combustível” pelos músculos.
Além disso a cafeína pode ter efeito analgésico (diminuição da dor) sobre o sistema nervoso central.
Porém nem tudo são flores. Doses de cafeína acima de 400 mg (2,5 xícaras de café) podem aumentar a pressão arterial e podem provocar arritmias no coração em pessoas com predisposição genética.
Algumas pessoas são metabolizadoras lentas de cafeína e doses mais baixas podem provocar inquietude, tremores musculares, agitação e dor de cabeça.
Conclusão: a ingestão normal de cafeína (<400 mg) é segura e pode melhorar o desempenho físico em atividades de longa duração e em situações de estresse combinado com esforço fisico de alta demanda.
Dessa forma o café, que é uma das bebidas mais consumidas no mundo, tem efeito tanto no coração como no desempenho na atividade física.
Veja nosso post sobre o papel da beterraba e atividade física.
Gostou? Siga nosso perfil no Instagram: @dr_ronilton_attim
Pingback: Suco de Beterraba e desempenho na Atividade Física - Dr Ronilton Attim